ATIVIDADES CIENTÍFICAS

Hiperparatireoidismo

HIPERPARATIREOIDISMO_PDF O hiperparatireoidismo primário, seja na forma hipercalcêmica ou normocalcêmica, possui amplas repercussões sistêmicas, além dos efeitos tradicionais sobre o metabolismo ósseo (induzindo osteoporose) ou sobre os rins (promovendo litíase urinária). Sua abordagem diagnóstica e manejo clínico e cirúrgico foram discutidos em aula.

Hipoparatireoidismo

HIPOPARATIREOIDISMO_PDF Dando início ao bloco de doenças do metabolismo ósseo, foi apresentada aula dedicada ao Hipoparatireoidismo.

Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica

DOENCA_HEPATICA_GORDUROSA_NAO_ALCOOLICA_PDF Considerada por alguns como sendo o componente hepático da síndrome metabólica, a DHGNA vem se destacando também como importante causa de câncer de fígado. Sua abordagem diagnóstica e terapêutica foi tema de uma reunião semanal da Residência/Especialização em Endocrinologia deste Serviço.

Dislipidemia (distúrbios do colesterol) – parte 2

DISLIPIDEMIA_PARTE_2_PDF Dando continuidade à abordagem dos distúrbios do colesterol, nesta aula, foram incluídas as opções farmacológicas para tratamento da hipercolesterolemia, com destaque para seu mecanismo de ação, eficácia e eventos adversos.

Dislipidemia (distúrbios do colesterol) – Parte 1

DISLIPIDEMIA_PARTE_1_PDF As dislipidemias constituem um dos principais fatores que promovem aumento do risco de eventos cardiovasculares. Os níveis séricos das lipoproteínas, entretanto, devem ser considerados em conjunto com outros componentes na estratificação de risco do paciente. Essa prática reduziria o uso indiscriminado de estatinas e sua subutilização quando deveriam ser Read More…

Síndrome Metabólica

SINDROME_METABOLICA_PDF A frequente ocorrência dos fatores de risco cardiovascular (obesidade, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica e disglicemias), em associação, no mesmo indivíduo, não é obra do acaso. Esse agrupamento de fatores, conhecido como síndrome metabólica, determina um incremento adicional no risco de doenças cardiovasculares, e foi tema debatido em aula.

Dietas

DIETAS_PDF Foram abordados em aula os principais tipos de dieta e sua influência sobre desfechos clínicos.

Cirurgia Bariátrica

CIRURGIA_BARIATRICA_PDF A cirurgia bariátrica, dentre as opções de tratamento da obesidade, é a que promove maior e mais sustentada perda de peso. No entanto, não é isenta de riscos. Esses são minimizados quando são realizados avaliação e preparo adequados no pré-operatório, além de seguimento contínuo e vitalício, no pós-operatório.

Tratamento medicamentoso da obesidade

TRATAMENTO_MEDICAMENTOSO_DA_OBESIDADE_PDF Drogas anti-obesidade atuam em pontos específicos do sistema nervoso central ou na periferia, resultando, em última análise, na inibição da fome, estímulo à saciedade e/ou redução de gasto energético. O arsenal de drogas disponíveis na prática clínica, seu mecanismo de ação e desempenho em ensaios clínicos foram tema de Read More…

Fisiopatologia da Obesidade

FISIOPATOLOGIA_DA_OBESIDADE_PDF “Você é o que você come”, um velho ditado que pode ser usado para se referir à influência da dieta no desenvolvimento de obesidade. Mas será que existem outros fatores tão (ou até mais) importantes quanto à dieta na patogênese da obesidade? Essa questão foi elucidada em aula.