Our Blog

Tratamento medicamentoso da obesidade

TRATAMENTO_MEDICAMENTOSO_DA_OBESIDADE_PDF Drogas anti-obesidade atuam em pontos específicos do sistema nervoso central ou na periferia, resultando, em última análise, na inibição da fome, estímulo à saciedade e/ou redução de gasto energético. O arsenal de drogas disponíveis na prática clínica, seu mecanismo de ação e desempenho em ensaios clínicos foram tema de Read More…

Fisiopatologia da Obesidade

FISIOPATOLOGIA_DA_OBESIDADE_PDF “Você é o que você come”, um velho ditado que pode ser usado para se referir à influência da dieta no desenvolvimento de obesidade. Mas será que existem outros fatores tão (ou até mais) importantes quanto à dieta na patogênese da obesidade? Essa questão foi elucidada em aula.

Controle glicêmico em pacientes hospitalizados

CONTROLE_GLICEMICO_EM_PACIENTES_HOSPITALIZADOS_PDF A variabilidade da glicemia em pacientes hospitalizados tem recebido atenção maior, devido à sua associação a desfechos adversos a curto e longo prazo. Ela acomete indivíduos internados, independente do diagnóstico prévio de diabete melito. Sua abordagem, desde a admissão à alta hospitalar, foi discutida em aula.

Pré-diabetes

PRE_DIABETES_PDF Foi-se o tempo em que pré-diabetes era considerado apenas um estágio que precede o diagnóstico de diabete melito. As consequências deletérias do pré-diabetes e as medidas para retardar ou prevenir sua evolução para diabete melito foram abordadas em aula.

Neuropatia diabética

NEUROPATIA_DIABETICA_PDF A neuropatia é uma das complicações mais frequentes relacionadas ao diabete melito. Também foi tema abordado em aula.  

Retinopatia diabética

RETINOPATIA_DIABETICA_PDF Acompanhando a discussão acerca das complicações microvasculares do diabete melito, disponibilizamos a apresentação do tema retinopatia diabética.

Doença renal do diabetes

DOENCA_RENAL_DO_DIABETES_PDF Reiniciamos a disponibilização das aulas em formato PDF, que constituem parte da rotina dos médicos residentes e especializandos em Endocrinologia.  

Consumo de ovos e aumento de mortalidade

Um polêmico estudo observacional publicado pelo JAMA associou aumento no consumo de ovos, principal fonte de colesterol dietético, a maior taxa de eventos cardiovasculares e mortalidade por todas as causas na população norte-americana. Apesar disso, tal publicação ainda não estabelece uma relação causal clara e recomenda cautela na extrapolação destes Read More…

Relação dos aprovados na seleção para o curso de especialização em endocrinologia e diabetes

  Relação dos aprovados na seleção para o curso de especialização em endocrinologia e diabetes do instituto FBandeira de Pesquisas Endócrino-metabólicas / Hospital Agamenon Magalhães. * APROVADOS NOME DENYLSON DE CALAZANS SACRAMENTO JUNIOR ELAINE KAROLINE COSTA DA SILVA YASMIM MOURÃO MUCIDA

Cafeína não melhora desempenho físico em ambientes quentes e úmidos

Pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que baixas a moderadas (3-6 mg/kg) doses de cafeína pré-treino não melhoraram desempenho físico em 10 km de corrida. Apesar de sabidamente aumentar a motivação e reduzir a percepção do esforço físico, este termogênico não amplificou o endurance, além de elevar a temperatura corporal. Read More…